NOTÍCIAS
Actualidades do IPP
13 Novembro 2017 | Vista 3817 vezes |

IPP INAUGURA NÚCLEO DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO NA ESCOLA SECUNDÁRIA PEDRO VERONA PIRES


Em 2015, a Escola Secundária de Ponta Verde, na ilha do Fogo, foi baptizada com o nome do patrono do Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP). O Comandante Pedro Pires abraçou esta homenagem e, desde então, tem procurado transformá-la numa oportunidade para promover valores como a excelência, o mérito, a ética e o compromisso comunitário.

As Escolas são agentes de transformação das colectividades em que estão inseridas e devem, por isso, contribuir para o seu desenvolvimento, permitindo à comunidade potenciar as suas capacidades humanas e naturais e criando oportunidades de crescimento. É nesta perspectiva - de criar condições para que a Escola Secundária Pedro Verona Pires sirva de factor de inclusão e de desenvolvimento da comunidade - que o IPP idealizou a criação do Núcleo de Ciência e Inovação.

Este projecto propõe, por exemplo, a utilização de robots como incentivo à aprendizagem da Programação Informática, da Matemática, da Física, da Geologia, da Robótica, entre outras ciências exactas. Por outro lado, propõe o uso de metodologias interactivas para o ensino da argumentação baseada em evidências e de técnicas de debate, a fim de se desenvolver o raciocínio lógico e metódico. Pretende-se - através de actividades extra-curriculares - complementar o currículo oficial, introduzindo novos e estimulantes domínios de conhecimento, cruciais para um desenvolvimento individual e colectivo condizentes com as exigências e os desafios do presente século.

Tendo como parceiros o Bob Barboza Space Center (com sede na Califórnia, EUA), a Cabo Verde Telecom e a Embaixada dos EUA, o Instituto Pedro Pires inaugurou, na passada Sexta-Feira, 10 de Novembro, o Núcleo de Ciência e Inovação da Escola Secundária Pedro Verona Pires!

Menu Top