NOTÍCIAS
Actualidades do IPP
16 Setembro 2016 | Vista 8229 vezes |

COMANDANTE PEDRO PIRES REAGE AO FALECIMENTO DE MASCARENHAS MONTEIRO


“Nós vínhamos seguindo com consternação o estado de saúde do Presidente Mascarenhas Monteiro e agora recebemos a notícia da sua morte. É com muita tristeza que recebemos essa notícia!

O Presidente Mascarenhas Monteiro era um amigo com quem mantinha relações de bastante proximidade e com quem trocava opiniões sobre o país, sobre a evolução da nossa sociedade. Aliás, foi um homem que sempre se preocupou com o futuro de Cabo Verde, com a libertação de Cabo Verde, mas também uma pessoa simples, com muita coerência”.

Avaliando o que fez Mascarenhas Monteiro enquanto Presidente da República, o Comandante Pedro Pires disse o seguinte: “acho que teve um papel bastante importante no processo de transição política que teve lugar em Cabo Verde nos anos 90. A ele se deve alguma contenção, a ele se deve a evolução do processo sem excessos, ou sem grandes excessos. Teria sido o homem que contribuiu para serenar os espíritos e garantir os direitos dos outros e, sobretudo, os direitos da oposição. Mascarenhas Monteiro comportou-se como um grande Homem de Estado. Tinha estatura de Homem de Estado e sempre agiu como tal. Daí o equilíbrio dele, a isenção dele e a recusa de praticar actos que não fossem nem legítimos nem legais. Além de prestar homenagem ao amigo, quero também prestar homenagem ao Homem de Estado e espero que em Cabo Verde façamos algo para valorizar essa qualidade e o papel desempenhado pelo Presidente Mascarenhas Monteiro.”

Menu Top