NOTÍCIAS
Actualidades do IPP
7 Fevereiro 2023 | Vista 1265 vezes |

PROTOCOLO IPP/CEIDA COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL


A educação ambiental e saber cuidar do nosso Planeta é um imperativo para a nossa geração e para as próximas. Proteger o nosso ecossistema, conciliando a conservação e o uso sustentável dos elementos da biosfera e, em particular, a diversidade biológica, é o papel da Reserva da Biosfera. A UNESCO já atribuiu este estatuto de Reserva da Biosfera a mais de 600 lugares, distribuídos por 120 países. Em 2020, foram criadas duas reservas em Cabo Verde, as ilhas do Fogo e do Maio. Uma delegação do CEIDA, Centro de Extensão Universitária e Divulgação Ambiental da Galiza, em Espanha, esteve recentemente em Cabo Verde, a convite do IPP, para visitar as duas reservas e conhecer o trabalho que as Câmaras Municipais de S. Filipe e do Maio estão a realizar, no quadro do seu estatuto de Reservas da Biosfera.

O protocolo de cooperação que o IPP assinou com o CEIDA, em Março de 2022, permite a inclusão, em todas as atividades do IPP, de temas relacionados com o ambiente, com o desenvolvimento sustentável, com as mudanças climáticas, com medidas de adaptação e de mitigação, e com governança e desenvolvimento sustentável. Estas são questões que, em razão da sua relevância, não poderão ficar de fora de programas de formação em liderança, como elementos determinantes de mobilização da sociedade para inadiáveis temas ambientais e de generalização de atitudes e práticas de cidadania ambiental.

É neste contexto, ambientalmente mais consciente, que o IPP irá continuar a contribuir, em parceria com o CEIDA e com as autoridades locais, para o desenvolvimento do nosso país.

Menu Top