NOTÍCIAS
Actualidades do IPP
30 Dezembro 2021 | Vista 1504 vezes |

HOMENAGENS A CORSINO TOLENTINO E DESMOND TUTU

O IPP regista com muito pesar e consternação o passamento de duas personalidades que marcaram a história dos respetivos países, cujos legados políticos, morais e intelectuais constituem referências valiosas e perduráveis e às quais presta a mais sincera homenagem. Aos seus familiares e amigos, apresenta as condolências e manifesta a sua solidariedade pela imensa perda que representaram.

No nosso país, faleceu, aos setenta e cinco anos, o Dr. ANDRÉ CORSINO TOLENTINO, combatente da liberdade da pátria, membro do primeiro governo cabo-verdiano, embaixador, consultor internacional, escritor e homem de cultura, cuja obra guardará um lugar importante na biblioteca dos cabo-verdianos. Foi membro da Fundação Amílcar Cabral e impulsor da criação do Instituto da África Ocidental e da Academia das Ciências e Humanidades de Cabo Verde. O IPP expressa a sua homenagem e manifesta a sua solidariedade às filhas e, especialmente, à viúva Helena Tolentino, membro ativo do seu Conselho Consultivo.

Na África do Sul, faleceu, aos noventa anos, o bispo emérito da cidade do Cabo, DESMOND MPILO TUTU. Distinguiu-se como ativista anti-apartheid e grande humanista e, como tal, foi laureado com o Prémio Nobel da Paz e o Prémio Gandhi da Paz. Recebeu o título de doutor honoris causa de importantes universidades dos Estados Unidos da América, do Reino Unido, do Brasil e da Alemanha. Presidiu a Comissão de Reconciliação e Verdade cuja finalidade era a denúncia e condenação dos crimes do regime do apartheid, a promoção da reconciliação e da cooperação amigável entre os sul-africanos e a gestação dos fundamentos da “Nação Arco-íris”. Antes da sua morte, era membro do Comité de Patrocínio da Coordenação Internacional para o Decénio da Cultura, da Não-violência e da Paz. O IPP expressa a sua homenagem e manifesta a sua solidariedade com a Família Desmond Tutu, a Igreja Anglicana da África do Sul e o Povo sul-africano. Bem-haja as memórias de Corsino Tolentino e de Desmond Tutu!

Praia, Dezembro de 2021

Menu Top